Esse artigo tem como objetivo explicar de forma simples sobre as versões disponíveis do Android. O texto original pode ser encontrado [AQUI] e todo o crédito é para o autor do mesmo.

Introdução
Como todos sabem a Google é quem desenvolve o sistema operacional Android. Assim que uma versão é lançada, é disponibilizada livremente (código fonte aberto), e a partir daí é que surgem as variações do Android. A versão “pura” da Google, é denominada AOSP que significa Android OpenSource Project.
Em resumo, a base de tudo é AOSP! Porém na grande maioria das ocasiões não é possível instalar essa versão diretamente no aparelho, sendo necessários ajustes e implementações (comunicação com o hardware do aparelho) para que funcione corretamente. É ai que começam a surgir as versões disponíveis do Android…

Stock-ROM
As fabricantes de aparelhos (Motorola, Samsung, etc.) usam como base a versão AOSP e implementam recursos extras, nem sempre interessantes (blootwares) para o cliente final. Essa versão é denominada de Stock-ROM.
A maioria dos aparelhos com versão Android vem com essa Stock-ROM (com exceção do Galaxy-Nexus que mantem a versão AOSP atualizada diretamente pela Google).

CyanogenMod
Cyanogenmod, criado pelo Steve Kondik, também conhecida como Custom-ROM (versão customizada) segue o mesmo princípio, tomando como base a versão AOSP. É uma ROM alternativa, disponível para mais de 80 aparelhos diferentes.
O que diferencia essa versão da Stock-ROM é que o sistema fica livre das modificações implantadas pelo fabricante e/ou operadoras. Além disso, a equipe da Cyanogen implementa inúmeros recursos extras para gerenciamento do aparelho e melhorias, o que não é encontrado numa Stock-ROM.
Ainda existem variações da ROM Cyanogen, ou seja, pessoas/equipes criam suas próprias ROMs com base na Cyanogenmod. Um exemplo é o caso da equipe MadTeam, que trabalha constantemente para criar uma custom ROM para o aparelho Samsung Galaxy-5 (I5500).

AOKP
Site oficial: http://aokp.co/
Não! Isso não é um ponei maldito, rs. [VÍDEO AQUI]
O estudante universitário Roman Birg, inspirado pelo poder que a Cyanogenmod oferecia, resolve então criar sua própria custom-ROM denominada AOKP ou Android Open Kang Project.
AOKP se baseia na versão “pura” AOSP e possui um poder de configuração maior do que a Cyanogenmod.
Muitos dizem que é superior e mais poderosa que a versão Cyanogen, pelo fato de não terem de se preocupar com atualização para inúmeros aparelhos, ficando concentrado em apenas uma pequena fatia, logo conseguem disponibilizar mais atualizações em menos tempo.

MIUI
Site oficial: http://miuiandroid.com/
Segue a mesma ideia das outras custom-ROM, se baseia no Android 2.3 e 4.0 (AOSP) com inúmeras customizações e belos temas (também conhecido como Launcher).
É atualizado toda sexta-feira, como correções e novidades de acordo com os feedbacks dos próprios usuários.
A ROM é disponibilizada apenas para alguns modelos de aparelho, porém os que já utilizaram aprovam essa ROM.


FONTE: